Cidades

Nutrição personalizada garante produtividade e redução de custos na fazenda

Acompanhamento contínuo do rebanho e serviços da assistência técnica são ofertados pela Frísia

Dietas personalizadas para rebanhos são um dos trabalhos realizados pela assistência técnica da Cooperativa que vem mostrando resultados significantes para os produtores. O trabalho vai da produção de forragem até a formulação de rações adequadas aos índices da propriedade.

“Nosso foco é o cooperado. As rações são trabalhadas com aditivos e produtos personalizados para as características dos nossos rebanhos”, explica o coordenador de Pecuária Leite, Jefferson Pagno. A personalização tem uma formulação feita de acordo com a forragem produzida na fazenda, acompanhamento e análise são passos fundamentais nesse processo. “Quando você tem uma ração padrão, ela geralmente não se encaixa perfeitamente nas condições do gado e o produtor acaba tendo que comprar complementos para a dieta”, conta o coordenador de nutrição da Pecuária Leite, Leopoldo Los.

A exigência do rebanho muda conforme sua produção, tanto pela quantidade de produção quanto pelo índice de nutrientes presente no leite (gordura e proteína). Assim, cada propriedade tem necessidades específicas, com exigências diferentes. A qualidade da forragem produzida também influencia na dieta e os técnicos da Frísia auxiliam no manejo da produção dos volumosos, desde plantio até a época de corte e estocagem. “A primeira função é produzir o máximo dentro da fazenda, na melhor qualidade possível para usar a menor quantidade de ração. A ideia é usar de forma mais eficiente, sem sobrar nem faltar”, ressalta Los.

Leopoldo ainda reforça: “A característica do rebanho, o volume de produção e a quantidade de nutrientes presentes no leite, além da produção na fazenda, são itens que pesam na hora de formular a melhor dieta possível”. O acompanhamento é contínuo e sazonal – a cada troca de forragem a dieta é adaptada. Além de indicar época, ponto de corte e armazenamento correto para cada tipo de silagem, os zootecnistas ainda coletam amostras e analisam a qualidade do alimento. Da coleta em campo à formulação nutricional são cerca de sete dias.

O cooperado Diego Dijkstra faz uso da assistência desde o início das atividades e já conhece os benefícios: “A maior vantagem é a redução do trabalho dentro da fazenda e uma garantia de que o que está sendo sugerido na dieta está de fato sendo fornecido ao animal, além da facilidade em alterar a fórmula de acordo com as necessidades”.

Serviço

  • ExpoFrísia 2018
  • Data: 26 a 28 de abril
  • Local: Pavilhão de Exposições Frísia, em Carambeí/PR (anexo ao Parque Histórico)
  • Horário: 14h às 21h
  • Entrada gratuita

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial

Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa é resultado da união do trabalho de todos os cooperados e colaboradores; da diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e da alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. Os valores da cooperativa são Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA).

 

Informações da assessoria de imprensa

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Citar a fonte ao copiar.
Fechar